PATROCÍNIOS DOTTI PERFUMES

A Dotti Perfumes apoia as manifestções de arte, confira.
Patrocínios
Teatro

Lady Catherine e Lord Byron em OS FILHOS DA NOITE


RELEASE

A peça "Lady Catherine e Lord Byron em Os Filhos da Noite" é uma narrativa contemporânea, que traz a teatralidade dos movimentos literários do Romantismo e o Ultrarromantismo para o palco.

Mesmo sendo um texto ficcional, faz referências importantes a George Gordon, Lord Byron ( 1788-1824), escritor, poeta e aristocrata inglês.

Principal nome que influenciou esses movimentos, com a temática do profundo subjetivismo, super valorização dos sentimentos, pessimismo, melancolia, do irracional e sobrenatural.

Lord Byron se torna personagem com as características de uma criatura clássica de fascínio e destruição.

Também, a peça dá vida à personagem de "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen ( 1775-1817) - Lady Catherine de Bourgh, que pela força de sua personalidade forma o par romântico com Lord Byron.

Como se trata de uma peça de época o texto tem como pesquisa as referências literárias de Lord Byron, principalmente em sua obra inacabada "Fragment of a Novel " de 1816, retomada, concluída e publicada por seu amigo e médico John William Polidori, em 1819, sob o título " The Vampire". Tanto o figurino como sua música original, composta especialmente para a peça, são referências inspiradas no início do próprio século 19, época dos dois personagens que estabelecem o fio condutor desta narrativa numa atmosfera de romance e suspense.

As lembranças e imagens confusas de Lady Catherine sobre seu passado e mesmo sobre o presente levam a personagem clamar pelo o amor de Lord Byron, numa avalanche de emoções, em sonhos e pesadelos, que permeiam a peça em seus momentos mais intensos.

A peça, também, vem homenagear os 200 anos deste primeiro conto de Vampiro. Precursor de todo um movimento literário que fundiu diferentes elementos folclóricos associados à figura aristocrática do Vampiro, que conhecemos até hoje. A apresentação dessa obra inédita contempla também os 15 anos de existência do Teatro Garagem, reforçando seu compromisso com trabalhos inovadores.

A obra "... Os filhos da noite" é um romance "thriller", que remete à atmosfera do conto de Byron e Polidori, e recria as bases dos movimentos do romantismo e ultrarromantismo.


PEÇA LORCA - CONCERTO TEATRO E DANÇA


Dirigido por Ernesto Hypólito, o espetáculo aborda a vida e a obra do escritor espanhol Federico García Lorca. Com o propósito de aproximar teatro e música de concerto, a peça apresenta obras para violão dos compositores Manuel De Falla e Francisco Tárrega, além de composições do próprio Lorca. Com a participação da bailarina Adriana Rabello, a dança flamenca – composta por passos de sapateado e toques de castanhola – também permeia a sessão. Rabello apresenta, ainda, uma canção de ninar escrita por Lorca. Alguns pensamentos do dramaturgo são lidos durante o espetáculo, aprofundando a relação com sua obra literária. Parte da encenação é ambientada na Espanha, durante o governo de Francisco Franco, nos anos 1930, um período de totalitarismo político, censura e perseguição às minorias. As atrizes comentam os fatos mais relevantes do momento que culminou no assassinato de Lorca, em meio à Guerra Civil Espanhola.